Web

Otimização de Sites: Nao fique com dúvida em 2022

SEO em 2022
Written by Jorge Tobias

Não é de hoje que é falado sobre a importância de otimização de sites. Ela serve para ajudar a subir as vendas do seu produto, no caso de você vender algo, e até mesmo subir o seu endereço no ranking do Google nas buscas avançadas. Existem alguns meios sim, para ter mais destaque nas buscas, e elas podem ser feitos tanto de forma “orgânica” ou através de links patrocinados. Vale à pena também investir em um conteúdo bom para aumentar o tráfego.

Hoje em dia é muito difícil fugir da internet, a grande maioria dos serviços e produtos é oferecida através dela, o que significa que quem não se adéqua, perde clientes. Se você não faz idéia de nada do que foi dito até aqui, continue lendo para sanar as suas dúvidas.

Investindo no buscador

Se você já possui um site ou pretende montar um, entenda como é possível melhorar os seus resultados e aumentar a visibilidade na internet. Inicialmente você pode fazer com que um link do seu site apareça nos resultados de busca quando alguém usar uma palavra chave “X”.

Existem duas formas de posicionamento do Google, uma delas é o resultado patrocinado, que é pago, e a outra é a busca orgânica que é grátis. Não há valores fixos, você pode investir de 1 até 1000 reais por dia, mas sim, isso muda o resultado da visibilidade do seu anúncio.

testesAB seo

Para montar um anúncio patrocinado você deve abrir uma conta do Google Adwords e escolher as palavras chaves que estejam mais relacionadas ao seu site para colocar no anúncio. Os valores pagos são de uma taxa de ativação, o preço que está disposto a investir e o quanto pagará por clique (este último não pode ser menor que o lance mínimo), parece muita coisa, mas acredite vale cada centavo.

A vantagem dos links patrocinados, além da visibilidade, é que você também pode escolher em que lugar eles irão aparecer, ou seja, destinar há algum lugar ou uma região. Você consegue saber de que lugar as pessoas estão mais interessadas nos seus anúncios e também pode modificá-lo ou excluí-lo quando quiser.

Visibilidade grátis

O sistema orgânico prova que se o site tem o resultado mais relevante de acordo com as buscas, através do SEO (em inglês Search Engine Optimization) ou otimização de sites, que otimiza por meio de palavras chaves. São 3 as formas de influenciar o posicionamento do seu site nas buscas.

visibilidade grátis

  1. Conteúdo

O Google consegue buscar conteúdos de site, exceto vídeos e imagens. O que é levado em consideração é o que é escrito, mensagens, links no conteúdo e as palavras chaves de maior densidade. Ele lê dentro dos sites e separa o conteúdo mais relevante para o usuário de acordo com a sua busca. Sendo assim é importante separar os conteúdos por categorias, tipos, etc.

  1. Parte técnica

Essa parte é importante para que os robozinhos do Google consigam navegar por dentro do seu site e achar o que procuram. Na verdade esse é um item básico. Códigos atualizados dão bons redirecionamentos e conseguem subir no ranking de busca. Porém só isso não basta, bons códigos influenciam, mas não é o principal.

  1. Popularidade e reputação

Por melhor que sejam os dois itens acima do seu site, o Google também leva em consideração a popularidade dele. Quantas vezes ele já foi citado. Quanto maior a popularidade mais no topo de buscas o seu site fica. Por exemplo, se existe algum outro site que menciona o seu, o Google entende que ele te indica, e passa toda a popularidade dele para o seu. Fica bem claro assim, que estar ativo, compartilhar em redes sociais tem grande apelo e importâncias significativas na hora da otimização do site.

Página afeta na experiência do usuário?

É como se fosse uma atualização para o SEO. Os usuários preferem hoje, layouts mais leves, que sejam adaptados para celular e sem muitos plugins. O ideal é que os sites sejam mais ricos em conteúdo, seguros e que busquem ter uma conversão maior de acessos.

A busca por páginas mais limpas veio com a expansão dos smartphones, os sites não usam mais o Adobe Flash para serem criados, portanto precisam de funcionalidades mais leves. A experiência de uso acontece de acordo com as plataformas que o seu site alcança. Isso virou critério para classificação no ranking e é um dos algoritmos calculados pelas páginas do Google.

Otimizar velocidade no carregamento

Com certeza a lentidão é uma das coisas que faz uma pessoa nunca mais voltar a sua página. Uma das formas para o carregamento ser mais rápido é otimizar o código do site e eliminar plugins de terceiros. As imagens também devem ser bem escolhidas para que o site fique mais leve.

velocidade de carregamento

velocidade de carregamento

Por causa dos celulares cada vez mais avançados e tecnológicos, a nova geração de sites estão ficando mais limpos. A otimização dos sites parecem difíceis, mas podem trazer muita recompensa com a página atraindo mais clientes, consumidores, parceiros, etc. O site tem a necessidade e importância de ser confiável, funcional e seguro. São qualidades que vão muito mais além do que apenas um layout bonito.

About the author

Jorge Tobias